"...Portai-vos com sabedoria diante dos que são de fora; aproveitai as oportunidades..."
Colossenses 4:05
Até o ano passado eu participava de muitos eventos evangelísticos, vamos retomar alguns, e muito se fala nestes eventos, bem como em nossas igrejas de modo geral, em missões, evangelismo, alcançar os perdidos, tocar as nações, ir aos povos!
Foram justamente palavras como estas que incendiaram meu coração e me revelaram um amor especial por missões e por uma determinada nação, sendo assim, por experiência pessoal e própria, não vou e não posso concordar em desvalorizar estas palavras tão poderosas.
Ao refletir no texto de Colossenses 4:05 comecei a notar mais para o que eu passo a chamar de Evangelismo Pessoal Dinâmico em relação à vontade de ir além.

Palavras como esta de Lucas 16:10 ouvimos também repetidamente, agora, se pensarmos que esta palavra serve como parte do processo de maturação do crente, entenderemos que não há problema algum em sonhar com outras nações ou regiões, mas é preciso ser fiel ao "pouco" que o SENHOR tem te ofertado! Disso, teoricamente, todos sabemos!

Me entristesse saber que muitas das pessoas que, chorando, declaram estar dispostos a largarem tudo para seguir o Mestre na África, Ásia, na Janela 10x40, não dão a mesma importância para este tema quando o assunto é o vizinho, ou a faculdade, ou no trabalho! Claro que eu também passei por isso, e certamente não há como eu, ou qualquer pessoa julgar o coração destes irmãos, mas é necessário e urgente exortá-los com amor e compaixão para que não percam o tempo que eu, por exemplo, perdi.

Amados, do coração de Deus, é necessário ser radical, ser desprezível como diría o Pr. Luciano Subirá (De Todo o Coração), é urgente e impressindível que sejamos santos para que eles possam ver Ele em nós!

Esta é uma palavra séria, certamente é a vontade do Pai que se levantem mais ceifeiros (Mateus 9:38), portanto é necessário sim sonhar com o embate de Golias, mas o urso e o leão precisam ser vencidos, precisamos suportar afrontas, pequenas ofensas, treinar nossas abordagens, ações e reações, termos nosso caráter quebrado, nosso conceito transformado, mudar muitas vezes totalmente o que acreditamos ser "de Deus" para chegarmos a estatura de varão perfeito!

Neste dia, ah! Neste dia o SENHOR nos trará lembrança dos ursos, dos livramentos, das palavras, das ações, seremos lembrados de nossos sonhos, das Áfricas, das Ásias, das Janelas 10x40 e descobriremos que valeu a pena (Isaías 38:17) e seremos mais eficazes, frutíferos, colheremos muitos frutos sem machucar tantos outros, seremos vaso novo! Viveremos experiências que hoje, em nossas igrejas e convenções e reuniões, nem olhos viram e nem ouvidos ouviram (I Coríntios 2:09)!

Mas é preciso ser pequeno, o menor, o que serve!